A frase “buscai primeiro o Reino de Deus” expressa que a vontade de Deus é mais importante e ela deve sempre estar em primeiro lugar. Quando o ser humano busca o Reino de Deus acima de tudo, Deus cuida das suas necessidades. Nada deve ser mais importante do que Deus e o seu Reino.
Jesus estava ensinando que a nossa principal preocupação como discípulos dEle deve ser a salvação das almas e a edificação da Igreja. Quando colocamos isso em primeiro lugar, Ele promete suprir todas as necessidades materiais.
O que é buscar primeiro o Reino de Deus?
Jesus ensina que o Reino de Deus deve ser a principal prioridade. Muitas pessoas deixam a vontade de Deus de lado e colocam em primeiro lugar outras coisas como o trabalho, os estudos, a comida, o dinheiro, a empresa… Mas a primazia deve ser a busca pelo Reino de Deus e para que esse Reino se manifeste na vida de outras pessoas.
Deus é o centro no Reino, Ele é Rei. A missão humana é trabalhar para que a vontade de Deus se cumpra na vida de todos aqueles que o buscam em espírito e em verdade. Cada cristão é responsável por levar essa mensagem ao mundo e mostrar que a vontade de Deus é melhor.
Normalmente as pessoas colocam suas vontades em primeiro lugar, mas se Deus é Rei, é Ele quem deve comandar cada decisão. O desejo do cristão deve ser de sempre buscar em Deus a melhor decisão e a melhor escolha para suas vidas.
O que significa “E a sua Justiça”?
Jesus é a completa manifestação da Justiça de Deus. Em seu ministério, Jesus cumpriu a Lei e estabeleceu uma nova justiça baseada na Fé. Essa nova Justiça é Cristo, que é expresso na vida do povo do reino. Cada discípulos de Jesus deve buscar a justiça e manifestá-la através de suas atitudes, fazendo com que outras pessoas creiam em Jesus e o aceitem como Salvador.
Fazer o bem e rejeitar o pecado é a principal forma de revelar a Justiça de Deus ao mundo. Deve-se rejeitar as injustiças e promover o que é correto. A busca em fazer o bem deve ser constante, pois somente assim é possível agradar a Deus.
Com a ajuda do Espírito Santo, deve-se procurar obedecer os mandamentos de Cristo, ter a sua Justiça, permanecer separados do mundo e demonstrar o seu amor para com todos.
“Todas essas coisas vos serão acrescentadas”
O que quer dizer “Todas essas coisas”? Jesus não falou “e todas as demais coisas”. Ele estava se referindo às coisas que havia falado anteriormente como vestes, alimento, bebida, justiça… Ele prometeu ajudar nas necessidades básicas.
Jesus conhece as necessidades de todos. Mesmo assim, é necessário buscar a cada dia o sustento, mas entendendo que somente de Cristo vem a provisão. Ele promete cuidar dos seus filhos assim como cuida das aves e as alimenta. "Ora, se Deus cuida dos Lírios do campo que hoje estão aqui e amanhã já não existirão, mais ainda Ele cuidará dos seus filhos a quem tanto ama".
Sendo assim, ninguém precisa ficar ansioso sobre o que comer, beber e vestir, pois o Pai Celestial sabe o que cada um de seus filhos necessita.
Conheça mais sobre o Salmo 41