O Tribunal de Cristo ou Bema de Cristo é um evento que acontecerá após o Arrebatamento da Igreja. Todos os salvos em Cristo devem compreender o que será esse Tribunal, bem como o que os aguarda nesse grande evento.
O termo “Tribunal” é representado pela palavra grega bema, ou bematos, que se refere a uma plataforma elevada de julgamento e recompensa. Esse termo é usado dez vezes no Novo Testamento. O bema não é um evento prejudicial; ao invés disso, é um local de análise, discurso e premiação. Assim como o evento de um concurso de beleza, será um local onde a vida e as obras do cristão serão expostas e examinadas.
Servir a Deus é um grande privilégio, embora haja lutas, decepções, frustrações e outras intempéries, chegará o dia da recompensa. A Palavra de Deus assegura que todos os que creram e serviram a Jesus terão que comparecer no Tribunal de Cristo, contudo, não se trata de um juízo para julgamento de pecados, mas um Tribunal que julgará as obras e os atos dos crentes, recompensando-os, ou não, pelo que fizeram na Obra de Deus enquanto estiveram na Terra.
Porque todos devemos comparecer ante o Tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal.
2 Coríntios 5:10
1. Uma análise do versículo:
Quando o versículo diz “Todos”, percebe-se que não haverá exceções, ou seja, todos os verdadeiro cristãos, de todas as línguas e nações estarão lá.
O Termo “Comparecer” é uma tradução da palavra grega phonero, que significa “ser claramente visto, ser explicitamente manifesto ou discernido”. Esta mesma palavra é usada em 1 Coríntios 3:13, ela adverte que “a obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberto…”.
2. O julgamento
Conforme 2 Coríntios 5:10 e 1 Coríntios 1:8, todos os crentes, arrebatados e transformados, vão comparecer perante o Tribunal de Cristo. Nesse evento não haverá julgamento pelos pecados, as obras que foram praticadas pelos salvos na Terra é que serão julgadas, a fim de que recebam, ou não, os galardões.
A recompensa do cristão será medida pela qualidade resultante de suas obras. Como exemplo, o Apóstolo Paulo não estava satisfeito em apenas ir para o céu, mas havia nele um incansável desejo de possuir todos os privilégios do céu e de agradar completamente ao Senhor com a máxima qualidade do seu caráter e do seu serviço.
3. Quando se dará o Tribunal de Cristo?
Esse julgamento se dará logo após o Arrebatamento, quando a Igreja chegar ao Céu. Todos os salvos que permanecerem “em Cristo Jesus” participarão desse glorioso evento.
4. Quem será o Juiz?
Em todo Tribunal há um Juiz. Jesus Cristo será o Juiz que julgará as Obras, boas ou más, realizadas enquanto estávamos na Terra.
5. Alguém poderá ser condenado no Tribunal de Cristo?
O propósito do Tribunal de Cristo é avaliar as obras de cada um, se foram dignas ou não. Sendo assim, todos os participantes desse evento já foram salvos.
Aqueles que hoje recebem grandes fortunas para fazerem a Obra de Deus, buscando glória para si, já alcançaram suas recompensas aqui mesmo na Terra (Mateus 6:2). Deus conhece a intenção dos corações. É possível enganar os homens, mas não ao verdadeiro e eterno Juiz.
6. Como as obras serão julgadas?
- Pelos interesses que levaram os cristãos a fazer a Obra de Deus
“Deus, naquele dia, “manifestará os desígnios do coração” (1 Coríntios 4:5). As Obras serão analisadas segundo a intenção do coração.
- Se as obras realizadas estavam de acordo com a Palavra de Deus
A obra de Deus dever ser realizada em conformidade com a Sua Palavra. "Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo". Apocalipse 1:3
- Se os métodos tiveram as motivações corretas
“Cada um receberá segundo o bem ou o mal que tiver feito. (2 Coríntios 5:10)
Mesmo que os motivos sejam sinceros visando o bem do Reino de Deus, os métodos que se devem usar precisam ter a aprovação de Deus, pois muitos têm usado métodos modernos mas, meramente humanos, caindo em movimentos que buscam apenas o entretenimento, mas não levam as pessoas ao verdadeiro arrependimento da vida de pecados.
8. Como as Obras serão classificadas no Tribunal de Cristo?
1. Ouro, prata e pedras preciosas
Esses materiais representam as Obras daqueles que desempenharam a Obra de Deus como bons servos. Os crentes que terão em seus pés esses materiais serão aqueles que buscaram glória não para o seu nome ou ministério, mas para Deus (Mateus 5:16).
- Prata: Simboliza o preço da redenção pago pelo Senhor Jesus Cristo. São as obras feitas pela graça de Deus (1 Coríntios 15:10; 2 Coríntios 1:2 Filipenses 2:13; Colossenses 1:29), expondo o verdadeiro plano de salvação a um incrédulo, ou membro de igreja, com o mesmo espírito que Jesus tinha (1 Coríntios 11:1; Colossenses 2:6; 1 João 2:6; Filipenses 2:5; 2 Timóteo 4:16). São portanto, as obras dignas de arrependimento.
- Ouro: Simboliza as coisas celestiais (A Palavra, O Senhor Jesus), as obras em ouro são as obras feitas em Deus (João 3:21; 15:4, 5; Filipenses 1:10, 11; Hebreus 13:20, 21; 1 João 2:28, 29; 1 Coríntios 15:10; Gálatas 5:22, 23; 6:8), conforme a sua palavra (1 Coríntios 4:6; João 5:39).
- Pedras Preciosas: Simboliza o Espírito Santo (como um adorno para a sua noiva João 17:22; Gênesis 24:22, 23). São as obras feitas através do poder do Espírito Santo (1 Coríntios 2:1-5; 4:20; Romanos 14:17; 15:15-19; Filipenses. 3:3; Colossenses 1:29).
2. Madeira, feno e palha
“Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo”.
1 Coríntios 3:15
Muitos salvos terão suas Obras comparadas a materiais de fácil combustão. Isso demonstra que haverá pessoas cujas obras não resistirão quando passarem pelo crivo do fogo divino. É possível então, que estes servos compareçam perante o Tribunal de Cristo com o sentimento de remorso pela oportunidade perdida, pelo fato de não terem prestado um bom serviço ao Reino de Deus.
- Madeira: Na Bíblia, madeira é símbolo das coisas humanas. É uma figura da árvore, que cresce por si mesma. Há crentes que fazem muitas coisas, mas buscando a glória humana. No fogo do julgamento, elas irão desaparecer. Há quem trabalhe muito na igreja, mas não o faz para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31). Madeira não resiste ao fogo.
- Feno: Feno é capim, erva seca. São obras aparentes, mas sem consistência, sem vida, tais como erva seca (Isaías 15:6). O capim é perecível (Isaías 51:12) e representa as obras dos que trabalham somente buscando a glória e a fama para si. Infelizmente, nos dias atuais, há muitos pregadores e cantores que só realizam a obra de Deus pelo dinheiro ou se o evento tiver destaque na mídia. Estes “já receberam o seu galardão”, aqui mesmo (cf. Mateus 6:2, 5, 16).
- Palha: A madeira tem certa consistência, mas a palha é muito fraca. Não resiste à força do fogo. O vento a leva com facilidade (Salmo 1:4; Jó 21:18; Oséias 13:3). É instável. Não pode se misturar com o trigo (Jeremias 23:28); palha representa obras sem firmeza, ou seja, feita por pessoas inconstantes. São levados, como a palha, por “todo vento de doutrina” (Efésios 4:14).
9. O que sentirão aqueles cujas Obras foram consumidas pelo Fogo?
- Não receberão completo galardão. (2 João 1:8)
- Será considerado o menor no reino dos Céus. (Mateus 5:19)
- Terão tristeza ao verem suas obras queimadas. (1 Coríntios 3:15)
- Ficarão envergonhados. (1 João 2:28)
10. As Coroas que os salvos receberão no Tribunal de Cristo
- Coroa Incorruptível (do Vencedor) 1 Coríntios 9:25: "E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível".
- Coroa da Vida (dos Mártires) Apocalipse 2:10: "Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida".
- Coroa de Glória (dos Presbíteros) 1 Pedro 5:4: E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.
- Coroa da Justiça (dos que amam a Sua vinda) 2 Timóteo 4:8: "Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda".
- Coroa da Exultação (do Vencedor) 1 Tessalonicenses 2:19: "Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda"?
"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor".
1 Coríntios 15:58
11. A missão é de toda a Igreja
João deixa claro que a mesma comissão entregue ao Filho pelo Pai é a nossa mesma comissão. Consciente disso, a Igreja tem a intensa missão de viver a serviço do Reino de Deus. Essa atitude demonstra que não pensamos em ficar para sempre aqui, mas que estamos em uma missão urgente.
Devemos trabalhar enquanto é dia, pois a noite vem quando ninguém poderá trabalhar. O dia representa a oportunidade que temos para servir e trabalhar. Ao contrário, a noite se refere ao tempo que terá passado todas as oportunidades de fazermos algo.
"Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar".
João 9:4