Couraça é uma peça de armadura utilizada pelos cavaleiros e infantes no passado. A princípio era fabricada em couro, por isso se chama couraça, embora posteriormente tenha sido confeccionada em outros materiais. A couraça era utilizada para defesa do corpo, especialmente a região peitoral.
O Apóstolo Paulo fez uma analogia, comparou a armadura de um soldado com o revestimento necessário ao cristão. Desse modo, apresentou a couraça da justiça, em Efésios 6:14, como uma parte da Armadura de Deus, indispensável para a defesa dos ataques do inimigo, e para uma vida santa capaz de vencer a crítica e as perseguições.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
Efésios 6:14
Todo cristão enfrenta batalhas espirituais, por isso, deve ter o propósito de se revestir da Armadura de Deus para que haja defesa contra as astutas ciladas do diabo.
Como a couraça da justiça age no Cristão?
O inimigo do Cristão é tão terrível que é necessário o revestimento com tudo que Deus fornece para enfrentar a luta ofensiva e defensiva. Portanto, é importante cada cristão se vestir da completa Armadura de Deus.
A couraça leva a uma vida santificada e justa. Desta forma, é possível vencer os conflitos espirituais enfrentados na caminhada cristã.