A conhecida frase "Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és" é um provérbio popular bastante conhecido e muitas vezes atribuído a um trecho da Bíblia Sagrada. Provavelmente, esse ditado deve ter tido origem nos contextos de alguns versículos bíblicos que têm o mesmo significado ou trazem uma mensagem similar.
Alguns dizem que essa frase se encontra nos livros de Salmos e Provérbios e outros ainda afirmam que foi dita por Jesus. A verdade é que esse ditado não foi dito por Jesus e também não pode ser encontrado na Bíblia da forma como é citado popularmente.
Mas, mesmo sendo um ditado popular, a frase "Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és" tem uma mensagem relevante para aqueles que andam com más companhias.
Apesar dessa frase não estar escrita exatamente dessa forma na Bíblia, ela pode ser encontrada em outras palavras, com o mesmo significado.
Versículos que trazem uma mensagem similar
O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído.
Provérbios 13:20
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Salmos 1:1
Não vos enganeis! “As más companhias corrompem os bons costumes”.
1 Coríntios 15:33
Essa frase foi comumente usada por pais, quando queriam afastar os filhos de pessoas vistas como más influências. De fato, eles não estavam errados, pois sabiam que essas companhias trariam consequências trágicas.
Além dessa frase, muitos outros ditos populares são, de forma imprecisa, atribuídos à Bíblia Sagrada, por exemplo: "Quem não vem pelo amor, vem pela dor"; "Faz por ti que eu te ajudarei"; "Não cai uma folha da árvore se Deus não deixar". Dentre muitas outras, estas frases, apesar de trazerem boas mensagens também não estão escritas exatamente assim na Palavra de Deus.
Portanto, cada cristão deve estudar constantemente a Bíblia Sagada e ter o cuidado de conferir as informações para expressá-las com veracidade e exatidão.