O Ano Sabático era um descanso solene para a terra (solo). Este ano iniciava aos dez dias do sétimo mês do calendário hebraico (Etanim ou Tishrei: Levítico 23:3; 1 Reis 8:2). Além disso, depois de cada sétimo ano sabático, o quinquagésimo ano do cultivo da terra deveria também ser chamado de “O Ano do Jubileu ou Ano Jubilar”.
Características do Ano Sabático
Deus ordenou a Moisés que subisse ao Monte Sinai. Tendo Moisés subido, uma nuvem cobriu o monte, e do meio dela, chamou o Senhor a Moisés (Êxodo 24:15, 16) e, disse: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: quando entrardes na terra, que vos dou, então, a terra guardará um sábado ao Senhor (Levítico 25:1, 2), ou seja, deixem a terra descansar a cada sete anos em honra ao Senhor.
Durante seis anos vocês vão plantar a semente e podar a vinha para colher seus frutos. Porém, o sétimo ano será para a terra descansar (Levítico 25:3, 4). Era como um reconhecimento do direito de Deus sobre a terra, porque a terra é Dele (Levítico 25:23; Deuteronômio 32:43). Entretanto, se o povo perguntar: o que comeremos no sétimo ano? Diga que Eu, o Senhor, mandarei a minha bênção sobre vós no sexto ano, e a terra produzirá o bastante para os três anos. No oitavo ano semeareis, e comereis da colheita velha; até o nono ano, até que venha a colheita nova. (Levítico 25:20-22).
Por ocasião do Ano Sabático, três evidências deveriam ocorrer como um ideal raramente cumprido (Levítico 26:35), a saber:
1ª Evidência: Era necessário que a terra permanecesse em repouso (pousio), sem cultivo (Levítico 25:4 e 26:34);
2ª Evidência: Toda terra vendida, voltaria a ser do primeiro dono e devolvida à família original (Levítico 25:10);
3ª Evidência: Todos os israelitas vendidos como escravos deveriam ser libertados (Êxodo 21:2; Deuteronômio 15:1-6; Jeremias 34:14).
Promessas de Deus para Israel
Deus havia dado a terra aos israelitas para eles administrarem como mordomos fiéis (1 Coríntios 4:2). Enquanto eles confiassem em Deus, poderiam contar com a promessa divina de boas colheitas, para que houvesse bastante suprimento para o sétimo ano, pois nesse ano os campos não haveria semeadura, nem podas e nem colhidos, ano solene de descanso será para a terra; Mas eles vão produzir o bastante para alimentar os pobres, os empregados, os estrangeiros e todos os animais (Levítico 25:5-7; Mateus 6:26).
Contarás sete semanas de anos, sete vezes sete anos, de maneira que os dias das sete semanas de ano te serão quarenta e nove anos. Ao chegar o décimo dia do sétimo mês (Etanim) mande tocar trombetas por todo Israel, pois no quinquagésimo ano será o ano da liberdade da terra e de todos os seus moradores. Este vos será o Ano sabático.
Levítico 25:8-11
O propósito de Deus ao instituir o Ano Sabático era garantir a justiça e impedir que os ricos acumulassem riquezas e adquirissem terras à custa dos pobres; este era um ano dedicado totalmente ao Senhor Deus.