Babilônia atualmente está localizada na região chamada de Iraque, perto da moderna cidade de Hilla e na margem oriental do rio Eufrates. Babilônia foi uma das várias cidades-estados da Mesopotâmia.
Babilônia também aparece com destaque nos livros bíblicos de Daniel, Jeremias e Isaías, dentre outros, e de forma mais notável, no Livro do Apocalipse. Foram essas referências bíblicas que despertaram o interesse da Arqueologia na Mesopotâmia.
Além da reputação pecaminosa dada pela Bíblia, a cidade também é conhecida por suas paredes e edifícios impressionantes, pela formação de um código de direito que é anterior à Lei Mosaica (Código de Hammurabi) e pelos Jardins Suspensos da Babilônia, que foram citados por Heródoto como uma das Sete Maravilhas do mundo.
Localização da Babilônia no mapa
Babilônia (cidade) está localizada a aproximadamente 65 a 80 quilômetros ao sul da atual Bagdá, e 480 quilômetros ao sul da Golfo Pérsico. Seu nome deriva do acádio babilu que significa “porta de Deus”. Após tornar-se a capital do Império Babilónico, o nome foi usado no Antigo Testamento para designar tanto a cidade quanto o país.
Babilônia (país) está situada na planície entre os rios Tigre e Eufrates, na extremidade leste do Crescente Fértil na Ásia Ocidental. Com aproximadamente 65 quilômetros de extensão, ela abrange aproximadamente 20.000 quilômetros quadrados. A cidade da Babilônia era a sua capital, e o país era chamado de “terra de Sinar” (Gênesis 10:10; 11:2; Isaías 11:11) e de “terra dos caldeus” (Jeremias 24:5; 25:12; Ezequiel 12:13). Ela faz fronteira ao norte com a Assíria; a leste, com as planícies ao pé dos montes Zagros; ao sul, com o Golfo Pérsico e, a oeste, com o Deserto Árabe, do qual está separada apenas por uma estreita faixa.
O clima de Babilônia
O clima é extremamente quente no verão. A temporada de chuva continua de novembro a fevereiro, mas a soma de toda a chuva durante estes meses é inferior a 250 milímetros. A fertilidade do solo era fantástica. Duas colheitas a cada ano e colheitas de 50 a 100 vezes o número de sementes plantadas não eram fatos desconhecidos na antiguidade.
Cidade de Nabucodonosor
A Babilônia de Nabucodonosor era enorme, cobrindo uma área de cerca de 900 hectares. Portanto, era a maior cidade na região do Mediterrâneo até a Roma Imperial. A cidade estava dentro de um grande triângulo medindo 2285 x 4 x 4,5 quilômetros, com uma borda formada pela margem do rio Eufrates e os outros lados compostos de paredes.