E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do SENHOR.
Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malÃcia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;
Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.
E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vÃnculo da perfeição.
Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
E não fez ele somente um, ainda que lhe sobrava o espÃrito? E por que somente um? Ele buscava uma descendência para Deus. Portanto guardai-vos em vosso espÃrito, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade.