Moisés, provavelmente, seja um nome de origem egípcia, que significa "filho" ou "nascido de" e aparece em nomes compostos como Tutmósis e Amósis. Aqui temos uma explicação popular desse nome, associando-o a um verbo hebraico que tem pronúncia parecida e que significa "tirar". Nascido em uma família de escravos hebreus, Moisés foi resgatado pela filha de Faraó.
Moisés continuou a liderar o povo de Israel do Sinai até a Terra Prometida. Assim como o restante da primeira geração, Moisés não teve permissão para entrar na Terra Prometida.
Então o povo clamou a Moisés, e Moisés orou ao SENHOR, e o fogo se apagou.
E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?
E Moisés consentiu em morar com aquele homem; e ele deu a Moisés sua filha Zípora,
E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.
Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao SENHOR?
E aconteceu que, no outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde.
E, descendo o SENHOR sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou o SENHOR a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu.
E levantou-se Moisés com Josué seu servidor; e subiu Moisés ao monte de Deus.
E falou Moisés aos filhos de Israel, conforme a tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés.
E sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda; e o SENHOR falava com Moisés.
E deu Moisés a Eleazar, o sacerdote, o tributo da oferta alçada do SENHOR, como o SENHOR ordenara a Moisés.
E os filhos de Israel prantearam a Moisés trinta dias, nas campinas de Moabe; e os dias do pranto no luto de Moisés se cumpriram.
Como em tudo ouvimos a Moisés, assim te ouviremos a ti, tão-somente que o SENHOR teu Deus seja contigo, como foi com Moisés.